1996 - "Jasmim - Um Sonho de Cinema"

Jasmim era um menino
Com olhos de arco-íris
A cor branca do destino
Pintara o negro da íris
Cada pessoa guarda um segredo
É preciso saber apenas olhar
Olha, Jasmim, não tenhas medo
Para olhar é preciso amar
Jasmim de Matos ,Pintor, Cenógrafo e Figurinista (1942-1995)


Contrariamente ao que parece na carreira de Anabela, o Teatro já era uma paixão na sua vida, que surgiu ainda antes da paixão de cantar. O ambiente em família em que cresceu, fez desde sempre com que estivesse sempre a cantar e a representar.

Jasmim ou o Sonho de Cinema, deu a Anabela a possibilidade de trabalhar pela primeira vez em teatro. Foi convidada por Filipe La Féria a integrar esta ópera-rock em 1996, convite o qual aceitou prontamente.

O Jasmim desta história (Sérgio Moreno), é um menino que vive em África com a mãe e consegue surripiar uma maquina de projectar a um caçador. Em jeito de retrospectiva pelos cem anos do cinema La Féria juntou em palco 18 crianças e um elenco de adultos como Anabela, André Maia, Elisete Teixeira, Jorge Magalhães, Pedro Fernandes e Sandra de Castro.
As gravações foram feitas no Teatro Politeama, no estúdio Valentim de Carvalho e os exteriores na Azambuja.

O elenco infantil é composto por Ana Rita Inácio, Brígida Neves, Beliza Embaló, Catarina Ambar, Diana Neves, Edgar Santos, Jaqueline Pereira, Mara Celima, Marta Gil, Michael Figueiredo, Miguel Teixeira, Nuno Lago, Patricia Mota, Rodrigo Saraiva, Sílvia Margarida, Sérgio Moreno, Filipa Baptista e Daniela Varela.

Aproveito para referenciar que Filipa Baptista e Daniela Varela foram participantes este ano no Festival da Canção. Daniela Varela passados 12 anos vai representar o nosso país no Festival da Eurovisão com “Todas as Ruas do Amor”.

"BAÚ DIGITAL" - Festival da OTI 1993

Com a canção “Onde Estás”, Anabela representou Portugal no Festival da OTI, em 1993.

O Festival da Oti, era um concurso musical que surgiu em 1972, no qual os países pertencentes à Organização das Televisões Ibérico-Americanas (OTI) participavam com uma canção.
Um júri formado por pessoas relacionadas com o mundo da música avaliavam as diferentes canções, e mediante a votação, eram eleitos os 3 países vencedores.

Portugal nunca ganhou este Festival, mas Grandes Vozes Portuguesas passaram por ele: Tonicha (1972); Paco Bandeira (1973); Paulo de Carvalho (1977); José Cid (1979); Simone de Oliveira (1980); Adelaide Ferreira (em 1984 em que alcançamos o 2º lugar); Marco Paulo (1989); Dora (1990); Dulce Pontes (1991); Pedro Miguéis (1995); Beto (1998) e Lena d`Água em 2000, ano último Festival da Oti.

No palco do Teatro Principal de Valência, em Espanha, dia 9 de Outubro de 1993, Anabela interpretou a canção “Onde Estás”, e trouxe para casa o troféu do 3.º lugar.

West Side Story chega à primeira centena

Na noite da passada terça-feira, o Politeama esteve em festa vestindo-se de gala para comemorar as primeiras 100 representações do West Side Story - Amor Sem Barreiras, que se completaram no dia 8 Março (Domingo).



Filipe La Féria, o elenco, os músicos, e todos os demais colaboradores estão pois de PARABENS por este estrondoso espectáculo repleto de música e dança, e que têm levado ao rubro o público do Politeama, numa plateia que corresponde plenamente à vasta panóplia de ritmos e cores, aliás já habituais nas apresentações deste grande encenador e produtor.

Actual Expresso, 20/12/2008

E mais palavras para quê???!!!

“… é Anabela, no papel de Anita, quem põe, por assim dizer, «os pontos nos is» na representação: a sua noção de ritmo, de tempo, de rigor e da medida justa em tudo é exemplar neste contexto; e, com ela o nível global da representação e espectáculo sobe francamente.”

por J.C. na Actual Expresso, 20 de Dezembro de 2008,sobre West Side Story

Album de Recordações

Anabela e o irmao Jorge no programa "Cuidado com as Imitações", apresentado por Fernando Pereira, no canal 1 da RTP, em 1993.
De encontro ao objectivo do programa, Jorge foi convidado para cantar com Anabela "Olhar para outro lado" , a 2.ª faixa do Album "

"New Look"Concerto do Rivoli,Porto- Será até tambem se ouvem as vozes???

A entrada do Café Concerto do Rivoli, no Porto, está decorada com radiantes imagens dos espectáculos que já foram exibidos neste Teatro. O trabalho foi prestado pela Start, empresa que executa serviços com base na impressão digital de imagens em materiais próprios para cada aplicação. Neste caso, as paredes foram pintadas a preto e revestidas com Painéis em PVC de várias medidas. Na minha opinião, uma excelente ideia do Sr. La Feria, pois é um encanto e agradável surpresa deparar-nos com tantos personagens, podendo reviver musicais que já fazem parte do Mundo do Teatro Português.